sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Materiais Diversos

Comecei a estudar Arte pelo desenho, por impulsos inconscientes de Olhar algo e tentar copiar, ou, de criar sobre aquilo. Ver uma coisa e riscar num pedaço de papel. Conversar com alguém e rabiscar, no telefone, como exercícios de psicologia.

Estudei as Tradicionais Técnicas, desenho a lápis, aquarela, carvão, nanquim, têmpera, entre outros.

Estudei perspectiva, composição figurativa, criação de figura humana, composição de natureza-morta, entre outros.

Comecei a Produzir Pintura com o Óleo, criava a Imprematura, e depois usava a Tinta. O óleo é uma tinta que te permite trabalhar bem as Imagens, tem maleabilidade e se mistura muito bem. Eu particulamente adoro o cheiro de Tinta Óleo, mas trabalhando com Óleo se suja muito as roupas, o chão do Ateliê, e já vi muitas pessoas com Alergias a essa Tinta.



Catedral de São Pedro de Alcântara OST Vitor Frias Martins
Obra registrada no Anuário 70 Anos da Associação Brasileira da Desenho e Artes Visuais


Catedral de São Pedro de Alcântara OST Vitor Frias Martins
Obra registrada no Anuário 70 Anos da Associação Brasileira da Desenho e Artes Visuais


Querubins OST Vitor Frias Martins


Praia e Rochedos - 70 x 50 cm 
Aquarela / Watercolor Watercolour 2002-2003 



Classificados, a Procura! Estudo sobre a sexualidade - Mista, desenho, nanquim, colagem sobre A4 2005 Vitor Frias Martins

Comecei a experimentar O Acrílico, Massas Caseiras, Pedaço de Juta, e Areia nas Telas.



Pecado Original AST Série Jardim das Delícias Vitor Frias Martins
Obra registrada no Anuário 70 Anos da Associação Brasileira da Desenho e Artes Visuais






So How to Kill Butterflys – Sob como se matar borboletas!

Obra Cadastrada no Livro Comemorativo dos 70 Anos da ABD
(Registro Fotográfico da Exposição na Fundação Mário Peixoto, mangaratiba - RJ 2013)

Sob como se matar borboletas, de João Vitor Frias Martins, técnica mista, com Tinta Óleo, Acrílica, Têmpera, Hidrocor, Stencil e até Vela Derretida para dar um toque romântico ou sadomasoquista, 100 X 80 cm.



Guerreira 80 x 60 cm Mista s/ Tela Vitor Frias Martins


0,50 x 0,70 cm - Acrílica e Massa sobre Tela - Vitor Frias Martins
Foto na Exposição na Fundação Mário Peixoto - Museu Municipal de Mangaratiba - RJ. 2013


Cidade - Acrílico, Têmpera 2013 Série Cidades / Espaço Urbano Vitor Frias Martins


Censura e Corrupção no Jardim dos Signos - Estudo de signos em conjunto surrealista lírico! Vitor Frias Martins

Fui criando minha maneira densa e alternadamente líquida, de usar o acrílico.

Passei a misturar com Outras tintas e a usar Stencil e Colagens na Composição.

Comecei a criar a minha visão das coisas, por vezes do figurativo, e fui partindo para a admiração e valorização da cor na Composição, alternando as cores primárias com milhares de cores e tons diferentes. Numa paleta bem eclética.

O Lírico foi surgindo. A criação pela criação.

O Estudo dos Elementos, dos signos, dos símbolos de cada cultura e universais e a incorporação desses na composição.



Obra registrada no Anuário 70 Anos da Associação Brasileira da Desenho e Artes Visuais


Paisagem com Borboletas e chuva 
Arte digital Vitor Frias Martins
Obra registrada no Anuário 70 Anos da Associação Brasileira da Desenho e Artes Visuais



Borboletas de Janela - Fotografia Manipulada - 2014 Vitor Frias Martins

Borboletas criadas com manipulação fotográfica a partir da Construção de Imagens com Janelas.
*Uma das peças de criação com a utilização de Materiais de Construção na criação de Signos e Imagens.


Signos: Borboletas
Para ver outras Obras de Trabalhos que Exploram esses e outros signos da Semiótica


Cidade - Acrílico, Têmpera 2013 Série Cidades / Espaço Urbano Vitor Frias Martins



Happy Fishes Arte digital Vitor Frias Martins


Obra "LOVE" de Vitor Frias Martins - Pigmentos Minerais, Acrílico, Têmpera e Aplicações de Materiais de Construção s / Tela 80x120cm - 2013

Signos Coroas
Para ver outras Obras de Trabalhos que Exploram esses e outros signos da Semiótica







Fragmentos da Obra "LOVE" de Vitor Frias Martins - 2013
Detalhe com os Apanhadores de Sonhos, Dreamcatchers, signos muito explorados na Obra do Artista

Signos Apanhadores de Sonhos
Para ver outras Obras de Trabalhos que Exploram esses e outros signos da Semiótica




Jardim Zen Foto Manipulada Vitor Frias Martins





Comecei a usar tudo o que tinha acesso. Trabalhando em uma Materiais de Construção passei a utilizar Cimento, Pigmentos Minerais, Rejunte, e Material de Obra nas Telas.

Aí, surgiu a fase "Pigmentos Minerais"


Esse foi o primeiro quadro que eu trabalhei com pigmentos minerais, pigmentos líquidos, aglutinantes e dispersantes. Também usei muito minério batido, cimento, areia, chumbo, entre outros. Tive que usar máscara para produzir e trocar o filtro duas vezes porque um cheiro muito forte de podre subiu e me deixou congestionado por mais de uma semana. No final o resultado é lindo, ele é cheio de relevos, salpicado de várias cores e tons e trata a brutalidade e a leveza dos temas da mesma maneira misturadas assim como os materiais usados e suas definições. Em alguns pontos da Obra, é possível ver o minério "petrificado" e com brilho pelo concreto batido e pelo chumbo, como uma pedra ou as estrelas num céu de cores.

Foram algumas Telas desta fase, um total de 15, mas acabei incorporando a técnica em outras Obras.




Série Felinos



Anjo Rei ou Cristo Rei - Cimento, Pigmentos Minerais, Giz, Tempera, Acrilico, Monotipia - Vitor Frias Martins


O fundo do poço - 2014 Vitor Frias Martins 
O fundo do poço é que dá Impulso para se chegar em cima..., o fundo do poço, os problemas, sem medo e sem o que perder, aí nascem as Asas!
Cimento, Stencil, Spray e Acrílica


No Altar, pássaros e sobre voar - Pigmentos Minerais, Acrílico, Têmpera e Monotipia 2013 Vitor Frias Martins


Hoje eu uso o que tenho a mão, afinal quando a vontade incontrolável de produzir surge, não há local nem certeza de material tradicional à mão!


De Amor e Amizade - Tintura de Cabelo, Esmaltes de Unha, Acrílico e Têmpera s/ Canson.


Agonia, Levitação... Sensações de um Antagonismo Pessoal

Com a Cabeça e os Sentidos Fervendo, com a vida social Evaporando, um “Minotauro” escravizado no labirinto. E sem Material de Pintura! Tudo é Material! Minha autoterapia nesses dois dias de Caos foi pintar com Tintura de Cabelos e Esmaltes de Unhas, com Acrílico e Têmpera. O resultado? Muito brilho em degrade metalizado, o nome poderia ser Vaidade, mas não tem nada haver com isso. A Foto esta horrível , perdido no meu inferno pessoal não conseguia achar máquina, pilhas, nada.Acho que vou chamar de “De Amor e Amizade, ou Instinto Animal?”.
Sou o tipo de pessoa que consegue criar o caos pessoal a partir do nada, e mergulhar num conjunto de sensações. Já me vi várias vezes em situações assim. Quando “dou por mim” estou em “acasos” que mais parecem ficção, mas aprendi a sair dessas situações... Mudar! Adaptar-se! Enfrentar a mim mesmo. Muitas pessoas seguem a “jornada” sem um tombo, um arranhão. Essas pessoas economizam tempo; eu sou refém dele! Eu perco tempo e me perco no tempo... Eu aprendi com a escuridão, senti e vi coisas que a maioria não aguentaria presenciar. Vida de inseto! Como uma borboleta eu fui sofrendo metamorfoses. É no caos que aprendemos a nos conhecer, que ganhamos força, que superamos nossas próprias limitações e entendemos a oração do tempo.
Minha autoterapia com Tintura de Cabelo, Esmaltes de Unhas, Acrílica e Têmpera.


Ruptura de Dimensão


O que eu carrego comigo, o que eu carrego na minha cabeça, minhas interpretações...

Presença do Artista e Curador da Exposição Jorge Nathurezae do Artista Miguel Sobreira, ambos aprticipando da Obra, foram vários os visitantes que quiseram participar e registrar o momento.

Na Obra "Visitante, você também faz parte dessa Exposição", o visitante posicionado em um determinado ponto é fotografado junto com uma das obras expostas sem que perceba por outra pessoa localizada na Obra, troque de ilusão de ótica e carrega assim um pouco da exposição consigo.

É como uma metáfora onde cada hiper-texto cognitivo produz uma nova interpretação, um diferente olhar, criando assim, a ideia de que seria uma Exposição diferente para cada Visitante, pelas suas concepções


As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor... No oriente antigo algumas pontes eram feitas em homenagem à lua cheia. Em muitos palácios, são construídas pontes sobre cursos de água artificiais, para simbolizar a passagem para um local importante, ou um estado de espírito.Ponte de Ripas de Madeira, em Vila Rica - RJ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário